domingo, julho 03, 2005

A depressão colectiva

Falava há pouco com um amigo meu, dotado de uma invejável (porque não dizê-lo) clarividência na apreciação da problemática que o mundo em globalização, (sobretudo a ameaça da fome, especialmente dos povos subsarianos, dos finitismo dos impérios, da perda de valores morais, enfim de toda uma dramática e incontrolável mudança ...etc...) , se encontra enleado, convulsões, fruto dos poderes sem medida de grandes lobies económicos, que de forma consciente, sabedores dos malefícios desses mesmos seus poderes, tão só estão interessados nos seus próprios benefícios, que, inexoravelmente para eles de nada servirão, face ao determinismo histórico, como aconteceu com outros impérios, já sossobrados, de um dia se confrontarem com a morte dos seus mentores e beneficiários, morte, que é para nós, mortais, algo de seguramente inevitável, muito embora se não saiba a data , ou as condições em que ocorrerá.
Afinal, não somos mais do que fragéis mortais.
Vem estas considerações a propósito do estado depressivo em que nos sentimos mergulhados e mais depressivos e escandalizados nos ficamos, quando se sabe que bastariam dez minutos da produção do PIB, só dez minutinhos, dos paises ditos ricos, para minorar e talvez fazer desparecer a fome daqueles desgraçados, daquela sofrida região africana e de outras não menos miseráveis, onde crianças em inanição absoluta, morrem à razão de uma em cada três segundos.
Para não irmos mais longe, basta olhar com seriedade, uns parcos momentos, sobre o dirigismo político do que chamo as Mafias Africanas e caímos de pronto num clima de total depressão e angústia, face ao descrédito da justiça programada inter-pares, que, cobardemente, cobre com o manto da impunidade certos dirigentes políticos africanos, donos e senhores de faustosas fortunas, com aviões de transporte pessoal revestidos a ouro, esposas que de África se deslocam a Paris, só para serem pernteadas pelo seu cabeleireiro pessoal, filhos possuidores de apartamentos ultra luxuosos a preços inacrdeitáveis de quinhentos mil contos, no centro de Lisboa ... e outras barbaridades quejantes, enquanto que as crianças dos seus povos talvez nunca tenham visto o simles cereal de que se faz um miserável pedaço de pão, já para não entrarmos pelos problemas da saúde que de tão graves são como que quase insolúveis.
Será que o paradigmático do que disse anteriormente, Sr Eduardo dos Santos, ou o super radical Racista Mugabe, por exemplo, dormirão descansados na sua almofada de cetim dourado?
Para onde caminha este nosso mundo de loucura e sem piedade?
E porque não levanta contra estas situações a sua voz, o Império do sr. Bush?, em vez de se imiscuir no que lhe não diz respeito, fazendo-se polícia e porta voz da exportação do modelo de democracia americano, que nada tem a ver com o de outras culturas, que de todo desconhece.
Melhor faria, e aí teria certamente o aplauso de muitos, se em vez de fazer as suas guerras de desgraça nos Iraques, e Afeganitões variados, ajudasse a combater a ladroísmo, a corrupção, o compadrio internacionalista, que tudo desgraça à sua passagem, sem réstea do menor sinal de humanidade e arrependimento.

3 comentários:

Concha Pelayo/ AICA (de la Asociación Internacional de Críticos de Arte) disse...

Estimado amigo: Cómo comprendo tus palabras y esa preocupación por esta sociedad absurda que camina por una senda equivocada. El capitalismo se ha hecho el dueño del mundo occidental y sus súbditos, que somos todos nosotros, "aplaudimo" alelados ante las tropelías de tantos Bush como nos dominan. Es cierto, se han perdido los valores, aquéllos que nos hacían personas. Ahora los animales irracionales nos superan. Ellos están cargados de razón. Nosotros la hemos perdido.
Afortunadamente todavía quedan gentes como tú que estáis alerta y no permitís el contagio de esa sinrazón despiadada. Un abrazo.

Carlos de Matos disse...

... gostei de saber-te um bom e atento ouvinte ou mesmo um bom receptor das opiniões, dispersas, conscientes, construidas como sempre o desejei, com outras opiniões (de quem mais sabe ou está mais atento)!
... não penses em chuva durante os próximos 3 meses! não é tempo dela!
...é,sim, tempo de abrirmos as cabeças e os corações, para, porque impotentes, possamos chorar sem vergonha, a verdade da fome, da sede, da doença, da guerra, da estupidez humana, da prepotência maquiavélica dos "donos" do mundo!

um Xi lacrimoso

Anónimo disse...

Parece que sim! Ele é mais atento e reproduz muitíssimo bem.É o chamado efeito espelho..., anónimo...