terça-feira, junho 21, 2005

Outra da Joaninha


O PS e o PSD, o PS e o PSD, o PS e o PSD.
Os deputados do PS afirmaram a intenção de criar Círculos Uninominais. Este método é a pior forma de regionalização possível, porque o candidato eleito representa os interesses do seu eleitorado e não obrigatoriamente do seu partido (e muito menos do país). Nos EUA chama-se porkbarrel politics, a política de trazer o bacon para casa. Além do mais, é um ataque ao sistema democrático acaba com os pequenos partidos - passariam a ter menos ou nenhuns deputados (e os partidos maiores, mais deputados) - e faz com que os apoiantes dos pequenos partidos considerem inútil a sua participação, aumentando o fosso entre cidadãos e política. Foi uma excelente forma de comemorar os primeiros 100 dias do Governo: a defender os seus interesses instalados. Mas tolerar o Partido Nacional (nazistóide deveria ser ) Renovador, que tem ligações evidentes e assumidas com a Frente Nacional( socialista), que conta com um líder que assassinou por motivos xenófobos e incentiva a mais violência semelhante, isso sim, é democracia.
Separados à nascença. Agora Sócrates e Carrilho são como unha e carne. O que os une? Pois descubra as diferenças num documento da Presidência do Conselho de Ministros (JN, 19/06), o Governo auto- -elogia-se. Acha-se corajoso e decidido, com grande capacidade de decisão. No Expresso (18/06) Carrilho diz "Eu vou ganhar estas eleições!"; "Eu sou a nova política". Uma pista não é a autocrítica. Olha outro. O antiamericano Bill Clinton declara ao Financial Times que Guantánamo deveria ser fechado.

Quanto ao método que critica, não percebi porque é que é o pior. Questão de opinião.
Depois vem com aquela americanice porkbarrel politics. Então agora já cita coisas vindas de um país que tanto parece detestar!
Quanto aos receios de que os pequenos partidos sejam excluídos, aí eu compreendo, porque nessas condições lá iria o seu minúsculo bloco às úrtigas.
No que se refere ao dr.Carrilho, Deus nos livre de tal desgraça na Câmara Municipal de Lisboa!!! Chiça!
É claro que não vai ganhar!
Sobre Guantanamo gostaria de saber se as prisões do democratíssimo comandante também deveriam fechar as suas portas.


Sem comentários: