domingo, janeiro 29, 2006

Neve em Portugal



Neve em Lisboa e por esse Portugal aí...
Sorri, num misto de espanto e alegria.
A razão do meu espanto: hoje caía neve em Lisboa, coisa que nunca me passara pela minha já velha cabeça, pois só vira tal fenómeno passados já cerca de cinquenta anos...,
Da minha alegria, por ter nos meus braços a minha querida neta, de três tenros anitos, olhos esbugalhados, em frente da larga porta envidarçada da minha varandas, a olhar os flocos brancos que tombavam dos céus.
Janelas abertas, os papalvos sabidões da capital, olhavam o fenómeno raríssimo, com se houvesse festa.
Pode dizer-se o mesmo de quem, só muito tarde , aos dezassete, dezóito anos, viu o mar pela primeira vez, o meu caso.
De todo o modo, o invulgar acontecido foi uma festa.
Neve em Portugal
Alertas e mais alertas ridículos, da fantasmagórica protecção civil, como se de um cataclismo se tratasse!
Como tudo está diferente!
Por momentos, regressei às origens.
Recordei os invernos, em que, enregelado, tinha de ir para a escola, dias seguidos, tiritando de frio, mãos engaranhadas, incapazes de escrever, no meu cada vez mais saudoso canto nordeste de Portugal, essa terra de gentes abandonadas de poderes e vontades, debaixo de terríveis nevões e inacreditáveis baixas temperaturas, que reduziam a minha pacata, nesse tempo, simples cidadezinha Bragançana, a um lugar branco, silêncio sepulcral, pois que quando há uma daquelas nevadas que já rareiam, até os sons são emudecidos..., metabolizados... edigeridos, pelo majestoso manto alvo dos nevões, cobrindo ruas, ruelas, becos, travessas e montanhas.
Foi bom ver nevar outta vez antes do meu regresso final à minha origem, à belíssima montanha do meu sempre presente imaginário: constatável na imagem que aqui lhes deixo da montanha que me viu nascer: A majestosa Montesinho.

12 comentários:

por um fio disse...

http://soprarpalavrasaovento.blogspot.com/2006/01/tambm-te-trouxe-uma-flor.html

isabel mendes ferreira disse...

...a neve dos abandonados....
bj. acompanhado.

Concha Pelayo/ AICA (de la Asociación Internacional de Críticos de Arte) disse...

Jorge. Qué bellísima descripción haces de la nieve en Lisboa. La nieve nos lleva a la infancia, al delirio y a la fantasía.

Dede mi Zamora natal, te envío un beso de nieve, muy cálido.

Carlos de Matos disse...

... só fico piurso porque na CAPITAL DE TRÁS-OS-MONTES, que tem uma Rua Direita que é torta, mas tem uns covilhétes na Gómes de se lhes tirar o chapéu... nevava ainda mais!


eheheheheh

toma e embrulha! oh! protoplasmático!

Xi com o coração e tudo!

Daniel Carvalho Domingues disse...

é verdade.. a neve trás destas coisas!

imaginaria lá eu que iria ver a praia da minha bela Figueira coberta por um manto branco de neve!

Abraço!

Maria Carvalho disse...

Vim visitar-te. Li-te. Gostei. Um abraço.

graziela disse...

neve em Lisboa e na Serra da Freita, em Arouca.
oh jorge, tenho vindo aqui ler-te tão à pressa que não tenho tido tempo para um comentário. ainda vou a tempo de te dizer que tenho adorado os teus posts, sobretudo o "existe um País", que copiei e enviei a alguns amigos meus. Parabéns.
um abraço
graziela

Concha Pelayo/ AICA (de la Asociación Internacional de Críticos de Arte) disse...

Hola Jorge. Me conmueven tus sentimientos para con Zamora. Claro que sí, no dejes de venir. Aquí tienes una amiga para lo que quieras. Yo, tal vez, vaya a Lisboa en Carnavales. Si así fuera te lo haría saber para conocerte. Será para mí un placer.
Un abrazo.

Maria disse...

A neve q aqui caíu comparada com a q cai no norte do nosso país, foi uma pequena amostra para lembrar às gerações futuras. Mas deu para vir à janela e sorrir, e para a tua neta tb ficar deliciada.
Beijos.

Maria Papoila disse...

Caro Jorge:
Depois de um elogio daqueles, até tive medo de publicar o novo post...
Um abraço

isabel mendes ferreira disse...

O moscardo laranja fica "sensibilizado"....como sempre acha-te genial....e não é que ele tem razão?



Querido,,,,beijos.

Maria Papoila disse...

Então esta neve, ainda não derreteu?