quarta-feira, janeiro 11, 2006

Lisboa desleixada




Lisboa não é de facto uma cidadezinha feia!
É pena é que esteja tão abandonada.
É só passar por alguns belos recantos escondidos nos meandros das ruelas "trés typiques",que os parolos estrangeiros tanto parecem apreciar, que mais não são do que o espelho de uma misériazinha ancestral comezinha e constatar que a beleza não reside só num faduncho meloso, numa luz inegualável, nem na imúndice pobretanas deste nosso sítio meridional.
Gostaria que não fossemos uma espécie de magrebinos armados em europeus e tratássemos melhor do pouco que temos, mesmo sem ser monumental.
Então esta nossa Lisboa e o resto da paisagem que é este nosso País velho de tantos séculos, valeria a pena ser amado.

4 comentários:

por um fio disse...

Olá Jorge!
Ah! Mas eu gosto do Porto! Só que gosto muito mais de Lisboa! Mas olhe que esta é que é a minha terra, foi aqui que nasci e fiz ainda metade do liceu. Deixe-me gostar um pouco mais dela que do Porto... Depois é a luz, o clima, as colinas, o rio, até do casario velho eu gosto...
Mas o Porto é aquela Cidade Surpreendente...
Bj

Jaime Silva disse...

Tenho tentado fotografar a Lisboa como todos gostariamos que ela fosse, e publicada em http://olhareslisboa.blogspot.com/ . Muitas vezes penso que alguém ao ver todas aquela fotografias e que não conheça de facto Lisboa, a Lisboa desleixada, fique com uma impressão errónea da cidade que tanto amo; não é fechar os olhos ou desviar o olhar... é ver e dar a ver o que ainda não está desleixado.
Parabéns pelo seu blogue!

Concha Pelayo/ AICA (de la Asociación Internacional de Críticos de Arte) disse...

Hola Jorge, seguro que Rodin pensaba en la complejidad de la existencia y del mundo en general y en esa utopía que todos llevamos dentro. En fin.

Yo no pienso en la muerte sino justamente lo necesario, pero un día leí en el blog de PERNI esa frase y le dije que haría un poema con ella. Eso es todo. Y por cierto, se me coló en ese blog, pero está en el de poemas. Lo eliminaré.

El Zamora, el pobrecito, perdió con el Barça como era de esperar. Un abrazo.

bitdrain disse...

Hola Jorge, soy un joven canario. Me encanta tu blog y te quería preguntar una cosilla: ¿Qué te evoca la pintura de Wassily Kandinsky?

Hi Jorge, I am a young boy from Canarias (it is where Saramago lives). I like your blog and I would like ask you: What means Wassily Kandinsky pictures for you?