quarta-feira, janeiro 18, 2006

Existe um país...
Existe um país onde um cidadão de 81 anos, agora já esclerosado pelo tempo, que depois de ter cumprido 10 anos de mandato como Presidente da República e de ter estado 10 anos de molho decide candidatar-se novamente para salvar o país de um fantasma, passando por cima de um amigo de longa data.( amigo?: será que ele e os seus pares são amigos de alguém senão da sua própria arrogância e empáfia incontidas na ânsia de um protagonismo bacôco?!)
Existe um país onde três candidatos autárquicos com fortes probabilidades de vencer, estão indiciados por processos fraudulentos e uma outra candidata com mandato de prisão emitido e foragida no Brasil, tem toda a cidade a aguardá-la tal qual D.Sebastião.
Existe um país onde o único escritor galardoado com o prémio nobel da Literatura vive no país vizinho.
Existe um país de onde é oriundo aquele que é considerado o melhor treinador de futebol da actualidade, cujo seleccionador nacional é estrangeiro ( mas que pelo menos parece ser um homem capaz)
Existe um país onde o maior sucesso nacional do ano é um disco de originais de um músico que morreu há quinze anos. ( música de qualidade intrínseca e do ponto de vista harmónico-melódico é tão pobre como o mais pobre dos fadunchos popularuchos e pacoventos)
Existe um país onde o nome da mascote do principal evento desportivo alguma vez organizado começa por uma letra (k) que não faz parte do seu alfabeto.
Existe um país onde há 10 estádios novos em folha mas não temos sequer 2 ou 3 hospitais dignos do nome, mas mais se assemelhando a unidades de saúde do quarto mundo
Existe um país onde os polícias são os únicos que andam sem cinto (eles não têm acidentes?), que são constatemente desrespeitados por qualquer dito democrata de pacotilha, neste País de palmada nas costas, de desdentados e feios, de exigentes de tudo e de nada, de todos somos iguais: bons ou péssimos, de politiqueiros agarotados, corruptos e incompetentes... (eles polícias que têm de comprar as suas próprias fardas, coletes à prova de bala, algemas e outras coisas mais, verdadeiramente inacreditáveis, para além de receberem salários tão reles, que são um convite aberto à corrupção).
Existe um país onde há pessoas que não têm dinheiro para gastar no dentista, mas andam de Audi e Mercedes, têm dois ou mais telemóveis, 3 ou mais televisões, DVDs, videos,...GPS , para ir da Madragôa à rua da Betesga....
Existe um País que já não existe: uma terra de facilitismo, pouca vergonha, de ladrõezecos, de traficantes, de vigaristas de vão de escada..., mas de verdadeira Democracia e liberdades!!!! ó triteza infinda, ó pequenez de espirito..., Abril sempre..., País de profundíssima ignorância, analfabetismo e iletracia, País de quem outros, os verdadeiros europeus, se riem a bandeiras despregadas..., um País falsamente anti-racista, cripto-paternalisto-proteccionista de pretos, amarelos, vermelhos, ciganos, e de outras cores ou etnias, para onde vem parar toda a a espécie de gente, boa, má péssima, feia, porca ou repelente, com se isto aqui fosse um asilo final, que nem para os indígenas tem a menor das eficácias; País onde o desemprego grassa deixando os trabalhadores sem meios para pagar a prestação dos carros, da casa própria, dos DVDs, das férias nas Caraíbas ou no Brasil, pagas com dinheiro plástico, em trinta prestações, engordando uma Banca, cada vez mais gorda, etc, etc, etc,...uma dor de alma!!!
Existe um País onde ainda há quem não tenha uma retrete decente ou, o minimo dos mínimos: água canalizada, electricidade,...etc,....
Existe um País que ainda não percebeu que não tem ideais patrióticos e vota com se votar, fosse como o amor clubista, votando verde, vermelho, azul, etc..., Benfica, FCP, SPC ..., ignorando o que de facto é real e de todos os males o menor, Votar em quem oferece oum minimo de garantias nesta profunda confusão que por aí vai...
Existe um País onde a televisão é o melhor meio de deseducar, chefiada por bandos de autênticos gangsteres a quem mais convém que os cidadãos sejam ignorantes para poderem vender o seu lixo abominável,...
Existe um País que espero que no próximo domingo não faça a escolha errada, só porque não lhe agrada ter de se submeter à disciplina dos que pertencem ao mundo civilizado.
Existe um País, que porventura merece pagar pela sua ignorância e pequenez de ideias, a quem bandos de energúmenos, vivendo do parasitismo politiquento, gentes inqualificáveis, convenceram de que tudo se resolverá num contexto de um paternalismo Salazarista, que as desgraças só acontecem aos outros...
Existe um País de onde me apetece fugir para não mais voltar!
Existe um País que de facto , afinal não existe!
Existe um País à venda que ninguém quer comprar.
E esse país estranho e irrepetitível, é infelizmente o meu país.

8 comentários:

Maria Papoila disse...

Quanto ao próximo Domingo, quero saber qual é a escolha certa...
Assinado: jovem descrente na política e indecisa quanto ao voto, mas que tenciona ir votar para que ninguém escolha por ela!

bitdrain disse...

Oscuro panorama el que dices, siempre y cuando sea cierto, pues es más facil conocer de lo que sucede en China que de lo que sucede a varios kilómetros.

España no está mucho mejor y la tendencia es esa que has descrito. El problema radica en la no-educación cívica y cultural de los ciudadanos, de una clase política incompetente que se entretiene en pequeñeces. Y soy benevolente con mis comentarios. Mañana escribiré sobre en ello en mi blog.

¿Es tu revolución una utopía? La única solución es el desplome de los monopolios internacionales, de las "multinacionales" e imperios económicos capaces de apoyar o no a un político: "Don Dinero, poderoso caballero".

Confío más bien muy poco en mi generación, así que ...

--------------------------------------

Panorama escuro esse que você diz, tão por muito tempo como está absolutamente certo, porque é facil para saber qual acontece em China que de qual acontece a diversos quilômetros.

Spain não é distante melhor e a tendência é que isso que você descreveu. O problema está na não-instrução civic e cultural dos cidadãos, de uma classe política incompetent que entertained no smallness. E eu sou benevolent com meus commentaries. Amanhã eu escreverei sobre nele em meu blog.

É sua revolta um utopia? A única solução é o colapso dos monopólios internacionais, dos "multinacional" e de capaz econômico dos impérios de suportar ou não de um político: "don o dinheiro, horseman poderoso".

Eu confío muito em pouco minha geração rather, assim...

Daniel Carvalho Domingues disse...

Caro Jorge,
Mais uma vez leio as suas palavras de sabedoria, e me questiono: onde é que isto vai parar??

Com esta forte deseducação da minha geração, e ainda pior da geração que vem de seguida - a geração "Morangos com Açucar" - não sei muito bem como nos haveremos de safar! Custa-me ler as suas palavras e visualizar a realidade que elas transmitem, que me levam a perguntar o que posso eu fazer para mudar?

Muitas questões me vão surgindo, mas a mais preponderante é saber se daqui por um ano, quando eu estiver a acabar o meu curso lá fora, terei força para voltar ao meu país...

Abraços,
Daniel Carvalho Domingues

Choninha disse...

(Não cantado, mas sussurrado.)
Tudo isto existe;
Tudo isto é fado!

axadresado disse...

um pais, dois sistemas.
um abraco

maresia disse...

Cada um tem o que merece... pelo menos é o que dizem...

Concha Pelayo/ AICA (de la Asociación Internacional de Críticos de Arte) disse...

Amigo Jorge. Que tengáis mucha suerte mañana. Ojalá cambie la situación de Portugal. Ojalá que los pobres lo sean menos y los que vivís bien sigáis pensando en los que no tienen tanta suerte. Eso ya es bastante. Todo menos mirar para otro lado. Un fuerte abrazo. Concha.

bitdrain disse...

Sigo sin entender cuál es el problema real de vuestro País, he leído en la prensa algo relacionado, pero la situación de mi país en estos momentos está tan crispada que apenas miramos hacia fuera.