domingo, outubro 09, 2005

Será que algum Deus existe?


Será que algum Deus porventura existe, e se sim, será que finalmente teve piedade de nós?
Uma chuva envergonhada começou a cair.
Será que veio para ficar?
Se algum Deus existe, então que tenha também piedade dos pobres Centro-Americanos, dos Romenos e de tantos outros que tantas catástrofes têm sentido na pele e que despeje a sua ira hidrica em nós, devagar, mas continuamente.
Que castigue os vilôes Bushs e tantos pulhas da sua igualha por tanto mal trazerem a este planeta moribundo e aquecido, associando-se por cá no seu castigo a esses pulhas também, de protegidas hordas de criminosos incendiários que reduziram a nossa terra a cinzas negras de uma tão trágica tristeza...
E que esta água abençoada, à qual, euforia quase louca, hoje prolongadamente me expûs, até ela me penetrar e molhar até aos osso, caia por tempo e tempo até matar a morte revoltante que se apodera da nossa querida terra ressequida.
Se asim acontecer, talvez um dia deixe de pensar em politiqueiros de pacotilha, de ladrões de colarinho branco, de corruptos irredutíveis,...etc... e me converta a um qualquer desses Deuses que dizem existir.
Acrescento à minha tristeza a imagem deste nosso povo paupérrimo que hoje vi desfilar em frenta à Assembleia de voto da minha freguesia.
De facto, não me tinha aprecebido da enormidade da pobreza, da fealdade, do pacovismo , da ignorância e até talvez da brutal ingenuidade desta nossa gente, feia, pobre, cinzenta, infeliz e outras tantas coisas terebrantes de fazerem doer a alma...
Votei, cumpri o meu dever, mas só PARA PROTESTAR AS TRAIÇÕES A QUE ABRIL DA ESPERANÇA ABRIU AS PORTAS E QUE BANDOS DE IMPUNES MALDEITORES SE ENCARREGARAM DE GIZAR.
E repito obcessivamente, mesmo que a ninguém interesse, que se tivesse vinte anos, ninguém me conseguiria demover de partir daqui para bem longe, talvez para um lugar de utopia, sem ladrões, sem corruptos, sem miséria...onde houvesse paz e amizade entre os homens.

3 comentários:

Logos disse...

Boa tarde Jorge.

Estive a ler o seu post. Fazendo o papel de advogado do diabo, pergunto-lhe porque é que Deus tem de ser somente um Deus piedoso? Quando o Homem atenta contra a natureza, dizimando florestas poluindo rios, este aumento desenfreado da população que faz com que este planeta sangre constantemente, porque é que a natureza se há de mostrar amável com este ser em que o Homem se está a transformar? Não será o próprio planeta um ser que deseja sobreviver a um vírus que se está a tornar o Homem?

Em relação a este País político, não quero acreditar que não tenhamos bons lideres, o problema para mim reside na ideologia partidária em face a uma ideologia nacional. Uma empresa onde os cargos administrativos alteram de 4 em 4 anos como pode gerar lucros se os objectivos não forem comuns a todos? O que tenho visto deste Portugal é que a democracia que deveria ser a participação do todo para a concepção da unidade nacional é a participação do todo para as guerrilhas partidárias.

O povo, sim, esse é outro grande culpado, juntamente com a classe dos média. O povo, devia ser relembrado que muitos irmãos morreram para que hoje possam sentir o orgulho de terem uma língua, um país, toda uma cultura que não surge em ultimo nas estatísticas mas nos primeiros lugares.

A liberdade não está associada a que tudo pode ser feito e se um 25 de Abril libertou uma mente do povo oprimida, conduziu este pais a uma libertinagem. Como crianças a lutarem por um doce, não tendo a consciência de estarem a destruir toda uma casa, assim tem vindo a ser este país.

Necessitamos de grandes Homens, não de vedetas televisivas.

Um abraço

Concha Pelayo/ AICA (de la Asociación Internacional de Críticos de Arte) disse...

Jorge. Tu texto refleja una gran consternación y mayor impotencia ante la realidad de tu país, gobernada por irresponsables. Ése y no otro es el mal que nos asola a la mayoría de los paìses "democráticos", ricos, avanzados....Todo está en sus manos y sin embargo desprecian a su pueblo. Ignoran lo que es la responsabilidad gubernamental y dejan que crezca la miseria y la injusticia. Nada podemos hacer sino sufrir. La libertad tiene que servir para algo más que para lo que sirve. La libertad, algún día, tiene que servir para que el pueblo pueda elegir a esos GRANDES HOMBRES a los que se refiere Gimel. Hombres que piensen con la cabeza y actúen con el mandato de su corazón.

Choninha disse...

Ó Jorge, estive aqui a dar a volta de sempre, quando entro na blogo, enquanto espero que o Tiago instale o sistema e tenha finalmente acesso de jeito à internet tem de ser com calma, e passo pelo escritaepinturas; é que nem nada!, nem escritas (e o senhor sabe escrever caralho!) nem pinturas (fazia-mos aquela colectiva na companhia de seguros: eu puxava por si o senhor por mim, vá lá mestre, é para o ano, dá tempo!), ó Jorge do escritaepinturas, cuméqué?, Vanessa, pérdóni, vamos nessa? Mais escrita e pinturas please, please...

Não volto a comentar se a resposta ao comentário for assim assado...

O Vitinha diz que as humidades estão ao rubro.