quinta-feira, outubro 13, 2005

O meu amigo de asas de vento


Outra vez no beiral da minha varanda, o meu amigo chama-me.
Domingo de manhã, muito cedo ele e tem fome.

Estou certo disso.
Como de costume, trago-lhe as migalhas que juntei na minha velha lata do pão e junto-lhe pequenas aparas de frutos secos, que sei que adora.
Mesmo assim, a minha presença amiga, fá-lo esvoaçar, desconfiado ainda, para outro beiral, olhando-me, sorrateiro, com aquele seus olhitos brilhantes e ternos.
Afasto-me para dentro e então ele volta, pia, pia, finge chamar-me,… e come.
Depois, esboça um adejar de asas de vento, como que a despedir-se e parte para voltar no dia seguinte, sempre, desde há meses.
Sempre.
À mesma hora
É o meu amigo de há muito, aquele amigo de pêlo negro luzidio, franjado de amarelo, cabeça altiva porte digno, elegante, ágil, que parece querer falar-me, fazer-me companhia na minha definitiva solidão.

6 comentários:

Concha Pelayo/ AICA (de la Asociación Internacional de Críticos de Arte) disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Concha Pelayo/ AICA (de la Asociación Internacional de Críticos de Arte) disse...

Hola Jorge. Los animalitos son, casi siempre, nuestros mejores amigos. Yo tengo a mi gatita Venus junta a mí, en estos momentos, al lado del teclado. Mira con atención el movimiento de mis dedos. Me hace compañía. Y me quiere. Un abrazo.

Choninha disse...

Querido Jorge obrigada pelo seu texto tão bonito que me deixou cheia de ternura. Por partilhar connosco essa amizade.

Não concordo com essa "solidão definitiva" quando à sua volta além desse amigo tem muitos e bons outros amigos que o adoram!

Beijo de boa noite Mestre!

Concha Pelayo/ AICA (de la Asociación Internacional de Críticos de Arte) disse...

Buenos días Jorge. Estás un poquito más animado...?

Maria Papoila disse...

Nunca estamos sós quando temos amigos assim!

graziela disse...

vendo bem as coisas, o passarito é que tem imensa sorte por ter um amigo que se preocupa com ele, que lhe dá de comer e privacidade para o fazer.
o Jorge tem em nós, gente dos blogs, muitos amigos.
aqui nem é preciso cuidar dos pássaros, eles cuidam-se, têm fruta nas árvores e abrigos para fazerem os ninhos sem preocupações. a mim encantam-me quando começam todos a chilrear aos mesmo tempo.(desde que não me acordem).
um bom fim de semana e um abraço
graziela