domingo, setembro 25, 2005

A sabichona Joana

Então a sabichona Joana Amaral Dias a propósito de cocerto em S. Carlos, escreve:

Está no São Carlos a Integral das Sinfonias de Beethoven, com a Orquestra Sinfónica Portuguesa. Começou ontem com a Sinfonia nº1 e com a nº3. Hoje serão a 2 e a 5.
Na sexta feira o São Carlos tinha pouco mais de meia casa e o espetáculo deixou muito a desejar. O maestro era brando, demasiado brando. Se na Sinfonia nº 1 lá foi passando, a 3ª foi bastante desastrosa e sem tensão. O oboé desaparecia e a trompa chateava. A orquestra estava quase em auto-gestão...a música parecia outra.
É pena. Com a esplanada a dar vida ao largo, prometendo uma nova relação entre o Teatro e a cidade, e com a nova concha acústica, o Outono poderia ter começado melhor.


Aí , aí, aí, agora ela também se mete na música?E achou o maestro brando, e o espectáculo de má qualidade?...Deus nos acuda, que ela é um génio!
Será que a geniozinho sabe o que é tecitura, clave de fá ou sol, harmónicas ou cromáticas, semitonado ou afinado,ré sustenido, dó de setima aumentada,mi bemol quinta diminuta,... ouvido preferencial?
É preciso ter um topete e tantos.
Deve ter aprendido música e essas coisas todas lá na parvónia Coimbrã, terra de apaixonadas tricanas sem dentes e pelos nas pernas, de doutores às arrobas e de fados desafinados cantados pelo nariz, a arranhar os ouvidos do mais tolerante dos melómanos, como se os ganidores sofressem de gravíssima sinusite e surdez irreversíveis?
Desta vez acho que a menina foi longe demais e que é mesmo uma petulante do caraças.
Será que a sujeitinha sabe distinguir um Oboé ou uma flauta de bísel de um autocarro da carris?Chiça que ela começa a passar das marcas.Devia era escrever umas tretas sobre a pouca e descreditada psicologia que estudou.É claro que a dita, como sábia que é, deve achar o Sr Sigmeund Froid um resccionãrio imbecil e quiça també o Sr. Adller e outros.
Claro a menina sabe tudo, tudo, tudo, só não sabe dominar a sua jovem parvoeira.Se calhar infectou-se com algum virus peçonhentodo BE, que deve estar muito zangado com ela por saber que vai apoiar o decrépito gorducho das bochechas na sua ultima subida ao trono.
E diz ele que é laico e republicano.
O tanas: o gajo é um monárquico atestado e não assumido.

2 comentários:

Helder Mendes disse...

A Joaninha padece do mal de muitos portugueses: arma-se em carapau de corrida, falando sobre assuntos que não domina. Porém, como quase todos os leitores não passam de pequeno-burgueses ignorantes, se bem que pedantes (isto não é um contra-senso), ela fica com ares de intelectual. Enfim, basta passarmos pelas Universidades, Jornais, Televisões e outras esferas para encontrarmos imensas Joanas Amaral Dias...

Ginja disse...

Se todos os males da crítica de arte fossem a Joaninha ... Enfim, mal vai o barco neste país . Cheios de abelhudos ignorantes, é como estamos . Na música então é um escândalo.