quarta-feira, dezembro 14, 2005

finalmente o orgulho de ser Português



Aqui está alguém que todos os Portugueses deviam conhecer, neste País onde quem tem valor é rejeitado em favor dos interesses mais obscuros.
Trata-se tão somente do jóvem guitarrista Joel Xavier, um génio bafejado por um incomensurável talento, que aos 15 anos começou a tocar por autodidactismo e aos 31 é inconstestavelmente considerado o terceiro melhor e mais talentoso guitarrista do mundo.
Neste preciso momento e desde que o encontrei por acaso, num concerto ao vivo nos claustros do Convento de Mafra, que o ouço quase compulsivamente, extasiado pela maravilha da sua smúsica e da sua indisfarçável qualidade.
Claro que o recital foi passado em horário não nobre na RTP 2 ( é inconcebível mostrar este fantástico artista a horas próprias para estar já a descansar de mais um dia, do dia a dia de trabalho duro), porque esses horários nobres são dedicados a programas miseráveis de deseducação, sobretudo pela SIC e mais ainda pela incrível TVI, ou por tantos outros canais em língua Portuguesas que só vendem lixo e engordam os patrões de tais estações.
De resto o que se pode esperar neta nossa Terra de abandono de compadrio e de desepero?
Quem vale alguma coisa ou tem, como ele, a coragem de fugir daqui, é digno de todo o nosso respeito e admiração pela sua ousadia de enfrentar um mundo desconhecido( ele conseguiu o reconhecimento universal,para alegria de todos nós). ou então, acomoda-se na mediocridade de se deixar ficar, numa existência vegetal consumindo os dias desta vida tão fugaz numa deseperança aterradora, nesta terra de deseperança.
Hoje sinto por ele o imenso orgulho de ser Português, porque, de quando em vez vamos tendo notícias de gente de que não podemos deixar de nos orgulhar.
Joel deve ter sindo bafejado pela mão de uma divindade, porque a sua forma de expressão musical e a sua técnica são quase impossíveis de admitir num rapaz, que em vez de parecer ter duas mãos e dez dedos, mais parece ter mil, como se fosse um fantástico e talentoso miriápode.

6 comentários:

Concha Pelayo/ AICA (de la Asociación Internacional de Críticos de Arte) disse...

Hola Jorge. Gracias por desearme buenas vibraciones con el libro. Espero poder enviároslo en breve. Un abrazo.

graziela disse...

já me tinham falado do virtuosismo do Joel Xavier e fiquei com pena de não ter ouvido.
vim trazer um abraço.
graziela

por um fio disse...

Ah! Seu guloso!
Mas isso arranja-se...
Beijinho
T.

por um fio disse...

Mas "vocês" andam sempre na "cuscuvilhice"...hem? Não se pode comer nada de "jeito", começam logo "todos" a cobiçar...

isabel mendes ferreira disse...

excelente.............beijo terno querido.

isabel mendes ferreira disse...

bjs. avõ Barbas...eheheh....vou embora...depois de 27 quero a minha prenda...LoL....


e faz-me o favor de te portares bem.

abraço.G R A N D E.