domingo, dezembro 04, 2005

Butelo das terras frias transmontanas



É dever de qualquer português que se preze, se por acaso nunca teve o privilégio de lhe tomar o sabor, uma vez que passe pelas frias terras de Bragança, o procure degustar.
Trata-se de um tradicional e famoso enchido, dificilmente encontrável fora do Inverno e daquelas paragens, produto digno da mesa de um Rei e que se come com as célebres cascas, que mais não são do que uma também saborosissíma variedade de vagens secasriscadinhas de um feijão d0 qual desconheço o nome.
Uma verdadeira delícia, só encontrável por aquelas longínquas paragens.
Há uns maduros cá pelo sul, que têm a felicidade de, por vezes, terem acesso a tal iguaria, com a vantagem de aproveitarem a oacsião da empanturradela para o fazerem na companhia de gente que se quer muito bem.
Se algum dia tiverem oprtunidade de comer tal petisco, por favor não a desprezem.
Conselho de amigo.

8 comentários:

AQUENATÓN disse...

BOM VINHO !
BOA COMPANHIA !
BOM APETITE !

Abraço

Concha Pelayo/ AICA (de la Asociación Internacional de Críticos de Arte) disse...

Jorge, gracias por tu amable felicitación. El botillo, en Zamora, es también exquisito. Y ahora comienzan las matanzas...se abre el apetito sin querer. Saludos.

Carlos de Matos disse...

aos bloguistas em geral:


... o Jorge (aqui para nós que ninguém nos ouve) vai esta semana passar uma fome de cão, a contar com o petisco lá por casa do Faz Tudo!

... ele que se prepare!


Xi

Choninha disse...

Fiquei com água na boca... uhm...uhm...

por um fio disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
por um fio disse...

Também prefiro o butelo ao Louçã...
O butelo acompanhado de uns grelinhos ou couvinhas lá do quintal...
Ah! Meu amigo não fique zangado comigo, não lhe tinha dito já que era uma leitora "indisciplinada"? Mas as Intermitências que acabei de ler anteontem já iam na calha(embora intermitentemente esta também)...Mas prometo que em Dezembro vou pôr a leitura nos "eixos..." Bom, é bem capaz de ganhar uma leitora, mas deve estar a perder uma cliente. É eu que andava à procura de oftalmologista... (Ah! será que me mandou ler aqueles livros todos para acabar com os meus olhinhos de vez!!!!???)
Brinco...
Bjs
(Ah! Sou tão impulsiva que não releio o que escrevo. E escrever para um Escritor não é brincadeira nenhuma...
Depois de publicar o «post» dei lá com uns erritos que já corrigi...)

por um fio disse...

Já que estou a conversar com um Escritor, aproveito para lhe perguntar uma coisa que me anda a apoquentar muito. Posso? É que nesta fase temporária por Lisboa ainda não me deu para trazer um Dicionário de Língua Portuguesa cá para baixo e de vez em quando tenho umas dúvidas... Diga-me, então, se puder... Quando a gente manda algúém às "ortigas", manda com "h" ou sem "h"?

por um fio disse...

Ah! Meu amigo que não me salvou da vergonha de ter escrito "urtigas" com "o". E ainda estava com dúvidas se se escrevia com "h". Será porque achava que urtiga deveria seria produto de uma "horta" bem portuguesa?
Mesmo assim, obrigada!