terça-feira, dezembro 20, 2005

A ainda jovem raposa e o velho coelhinho enrugado


Tinha prometido a mim mesmo nunca mais perder tempo com estes gajos da política, mas francamente, hoje, depois de ter ouvido parte do debate entre estes Senhores (...cansado desliguei e fui para outra onda, fui fazer algo de mais útil, porque o meu tempo é precioso...), fiquei a pensar que o nosso velhadas perdeu completamente , quer o juízo, quer o combóio para Belém. E o mais grave de tudo é que nem sequer dá pela diferença que o separa do mais novo: léguas e léguas..., anos de luz e de bom senso.
Medo indisfarçável é o que paira no ar que Soares respira...
Está crispado, tenso, arrogante, agressivo como aquele que ataca em alta voz por perder a razão.
E o problema é tão simples!
Devemos saber retirar-nos com a dignidade que ainda nos sobra, seguindo o exemplo do velho cirurgião, que tremendo já das mãos, incapacitado para dar o seu melhor, tem a coragem de encarar de frente a cruel realidade do passar do tempo e dizer: basta, e afasta-se tranquilamente, para gozar em paz o pouco que teoricamente de vida lhe pode ainda restar.
De facto, Soares está puído pelo passar dos anos e regressar à frescura do passado é uma impossibilidade comum a todo e qualquer homem, simples mortal, o homem que envelhece.
O problema é saber como encarar a velhice de cabeça erguida, mau grado as rugas que lhe engelham a pele.
E Soares não sabe de facto!
Não quer perder, nem que seja a feijões, porque do seu discurso ressalta, nas entrelinhas, a ideia de que todos nós temos para com ele uma dívida que só existe na sua cabecinha, onde os neurórios vão impiedosamente amolecendo pela apoptose dos tempos.
Juízo e cabeça fresca!

3 comentários:

Choninha disse...

O problema do Dr. Soares não será a idade, parece-me. O problema da familia Soares, patriarca incluido, é a perda de poder e influência. Veja-se a Maria Barroso quando foi afastada da CVP, veja-se o filho João, o desespero por um canto qualquer, nem que fosse no clima húmido de Sintra...

Qualquer pessoa de bom senso sabe o que pode fazer nestas eleições: votar, manifestar-se democráticamente. A democracia é filha de todos nós, o povo, e podem reinvindicar, quem quiser, o que quiser, temos memória e não ships programáveis. Sabemos pensar. Quem nos dera falar menos e agir mais!

por um fio disse...

Olá, Jorge!
Queria desejar-lhe Um Feliz Natal a si a toda a família! Esqueça a política, pelo menos agora, preocupe-se mais com a "altura" do lombo do bacalhau, a temperatura do tinto e depois curta aquele canto do sofá... no meio da alegria das prendas da Natal.
Beijos
T.

isabel mendes ferreira disse...

Bom dia avo Barbas, daqui dos pirineus com frio sol e e neve e saudades. até já. Beijinhos...