quarta-feira, agosto 10, 2005

A evidência salta aos olhos

Como diz Gomes Ferreira, a quem abusivamente (ele vai compreender e por certo aplaudir), roubei este corajoso texto, que divulgo para que todos tenham consciência da gravidade das coisas que se passam neste nosso desgraçado País em queda livre para o abismo dos interesses mais vis e vilipendiosos:

A evidência salta aos olhos: o país está a arder, porque alguém quer que ele arda. Ou melhor, porque muita gente quer que ele arda.
Há uma verdadeira indústria dos incêndios em Portugal.
Há muita gente a beneficiar, directa ou indirectamente, da terra queimada. Evidência que salta aos olhos: o país está a arder porque alguém quer que ele arda.

Ou melhor, porque muita gente quer que ele arda.
Oficialmente, continua a correr a versão de que não há motivações económicas para a maioria dos incêndios.

Oficialmente continua a ser dito que as ocorrências se devem a negligência ou ao simples prazer de ver o fogo.
A maioria dos incendiários seriam pessoas mentalmente diminuídas.
Mas a tragédia não acontece por acaso.
Vejamos:
1 - Porque é que o combate aéreo aos incêndios em Portugal é TOTALMENTE concessionado a empresas privadas, ao contrário do que acontece noutros países europeus da orla mediterrânica?
Porque é que os testemunhos populares sobre o início de incêndios em várias frentes imediatamente após a passagem de aeronaves, continuam sem investigação após tantos anos de ocorrências?·
Porque é que o Estado tem 700 milhões de euros para comprar dois submarinos e não tem metade dessa verba para comprar uma dúzia de aviões Cannadair?Porque é que há pilotos da Força Aérea formados para combater incêndios e que passam o Verão desocupados nos quartéis?
Porque é que as Forças Armadas encomendaram novos helicópteros sem estarem adaptados ao combate a incêndios?
Pode o país dar-se a esse luxo?
·2 - A maior parte da madeira usada pelas celuloses para produzir pasta de papel pode ser utilizada após a passagem do fogo sem grandes perdas de qualidade. No entanto, os madeireiros pagam um terço do valor aos produtores florestais.
Quem ganha com o negócio?
Há poucas semanas foi detido mais um madeireiro intermediário na Zona Centro, por suspeita de fogo posto. Estranhamente, as autoridades continuam a dizer que não há motivações económicas nos incêndios...
3 - Se as autoridades não conhecem casos, muitos jornalistas deste país, sobretudo os gente a beneficiar, directa ou indirectamente, da terra queimada.
que se especializaram na área do ambiente, podem indicar terrenos onde se registaram incêndios há poucos anos e que já estão urbanizados ou em vias de o ser, contra o que diz a lei.

4 - À redacção da SIC e de outros órgãos de informação chegaram cartas e telefonemas anónimos do seguinte teor: "enquanto houver reservas de caça associativa e turística em Portugal, o país vai continuar a arder". Uma clara vingança de quem não quer pagar para caçar nestes espaços e pretende o regresso ao regime livre.
5 - Infelizmente, no Norte e Centro do país ainda continua a haver incêndios provocados para que nas primeiras chuvas os rebentos da vegetação sejam mais tenros e atractivos para os rebanhos. Os comandantes de bombeiros destas zonas conhecem bem esta realidade.·
Há cerca de um ano e meio, o então ministro da Agricultura quis fazer um acordo com as direcções das três televisões generalistas em Portugal, no sentido de ser evitada a transmissão de muitas imagens de incêndios durante o Verão. O argumento era que, quanto mais fogo viam no ecrã, mais os incendiários se sentiam motivados a praticar o crime...·Participei nessa reunião. Claro que o acordo não foi aceite, mas pessoalmente senti-me indignado. Como era possível que houvesse tantos cidadãos deste país a perder o rendimento da floresta - e até as habitações - e o poder político estivesse preocupado apenas com um aspecto perfeitamente marginal?
Estranhamente, voltamos a ser confrontados com sugestões de responsáveis da administração pública no sentido de se evitar a exibição de imagens de todos os incêndios que assolam o país.·
Há uma indústria dos incêndios em Portugal, cujos agentes não obedecem a uma organização comum mas têm o mesmo objectivo - destruir floresta porque beneficiam com este tipo de crime.
Estranhamente, o Estado não faz o que poderia e deveria fazer:
1 - Assumir directamente o combate aéreo aos incêndios o mais rapidamente possível. Comprar os meios, suspendendo, se necessário, outros contratos de aquisição de equipamento militar.·
2 - Distribuir as forças militares pela floresta, durante todo o Verão, em acções de vigilância permanente. (Pelo contrário, o que tem acontecido são acções pontuais de vigilância e combate às chamas.·
3 - Alterar a moldura penal dos crimes de fogo posto, agravando substancialmente as penas, e investigar e punir efectivamente os infractores
4 - Proibir rigorosamente todas as construções em zona ardida durante os anos previstos na lei.
5 - Incentivar a limpeza de matas, promovendo o valor dos resíduos, mato e lenha, criando centrais térmicas adaptadas ao uso deste tipo de combustível. 6 - E, é claro, continuar a apoiar as corporações de bombeiros por todos os meios. Com uma noção clara das causas da tragédia e com medidas simples mas eficazes, será possível acreditar que dentro de 20 anos a paisagem portuguesa ainda não será igual à do Norte de África.
Se tudo continuar como está, as semelhanças físicas com Marrocos serão inevitáveis a breve prazo. José Gomes Ferreira.
Abençoada a sua coragem, Gomes Ferreira.
Um Português com lágrimas de desespêro.

5 comentários:

Anónimo disse...

Excuse me, can I show you my blog?
I'm about to do something a little risky by explaining how you could be the first person, aside from my wife, to see my blog.
I have a ##tour-pak lid organizer## site/blog. It pretty much covers ##Harley Davidson Touring Motorcycles## related stuff.

Anónimo disse...

US Internet search company Yahoo! claims largest online archives
Internet search giant Yahoo is claiming to be king of the information hill, shoving aside rival Google when it comes to enabling people to find things online.
Great blog! I'll have to visit again soon!
I have a bridal quiz site/blog. I post information on bridal quiz related stuff.
Check it out sometime :-)

Anónimo disse...

Falco to host Independent Lens
Sopranos star Edie Falco will be hosting the upcoming season of the popular PBS series, Independent Lens.
Hello, nice blog you have here! I'm gonna go and bookmark you now.

I have my own site as well, on
href="http://www.the-meaning-of-your-dreams.com">dream interpretation dead spider
. It has tons of info about dream interpretation dead spider related things.

Keep up the good work!

Anónimo disse...

Eu é que agradeço os seus comentários :)

Alírio Camposana disse...

O ponto 2) parece-me, talvez, o mais importante. Se considerar-mos verdadeiro terrorismo interno, o que se está a passar em Portugal relativamente aos incêndios florestais, então de que estão à espera os dirigentes deste País?
- Mandem as tropas especiais vigiar o nosso território que ele é pequeno. Permitam "atirar primeiro e perguntar depois" tal e qual como se faria a um potencial bombista.
- Abatam aviões que sobrevoem "zonas proibidas" sem autorização.
Com estas medidas de excepção, garantidamente que os incêndios florestais seriam insignificantes!

Cumprimentos.