sexta-feira, março 11, 2005

A inspecçao

Naquele tempo não havia ainda televisão a cores, nem sequer televisão (felizmente, dizem alguns, não se sabendo se estarão a falar a sério).
A rádio sim, essa existia, mas até ela tinha dificuldade em chegar claramente audível àquele lugar onde o diabo tinha perdido as calças. Era a tristemente e famosa defunta Emissora Nacional, grande educadora ao serviço do então regímen vigente e o Rádio Clube Português, que naquele lugar recôndito do nordeste deste tristonho país (que ainda hoje, bem vistas as coisas, se formos capazes de parar para reflectir com um mínimo de seriedade rapidamente nos daremos conta de que infelizmente ainda não deixou de ser, contudo de um uma forma mais sub-reptícia, mais exploradora, até mais escravizante), bem se ouviam, ainda que a maioria das vezes tão roufenhos, que não se compreendia bem em que língua emitiam, talvez em zumzumronronez, uiiiiizzzzzz!
A primeira dava sempre ao fim da tarde, pelas seis e meia, um tenebroso programa de meia hora de música de dança, e uma vez por semana, aos sábados, uma historieta para crianças
Os adolescentes e os homens das consideradas famílias susceptíveis de frequentar o clube chique da cidade, de idades consideradas já respeitáveis, mas exibindo ainda com argumentos de notória virilidade: funcionários públicos de bigode bem tratado e lustroso, militares do regimento, notários, advogados e até o enfatuado juiz da comarca de cabeça besuntada por espessa camada de brilhantina, qual dançarin0 de tango argentino (o médico devia ser a excepção), ou ficando no seu próprio lar ou saltitando entre as casas uns dos outros, ouviam deleitados aquela música rançosa, seguindo-se de imediato a dança de slows-foxes e foxe-trotes, corpos untuosamente colados os seus, logo que havia oportunidade de conseguir levar por diante essa pequena imoralidadezinha a esconsas dos olhares puritanos das anfitriãs, decalcando os seus romances imaginário-provincianos das comédias americanas do Fred Astaire e do Bing Crosby, vivendo intensamente esses momentos como se eles próprios estivessem impressos numa película cinematográfica correndo a vinte e quatro imagens por segundo, imoralidades essas, que na próxima visita que certamente fariam ao tirano padreco da paróquia, que bem à sucapa também segundo constava se não governava mal com as devotas beatonas que lhe não largavam a ensebada e pestilenta sotaina, em breve seriam perdoadas numa divina confissão de arrojada hipocrisia e de grande aplauso castrense, decalcando os seus romances provincianos, das comédias americanas do Fred Astaire e do Bing Crosby, vivendo intensamente esses momentos como se eles próprios estivessem impressos numa película cinematográfica correndo a vinte e quatro imagens por segundo.
A garotada pequena, com ele era nessa altura, não perdia o programa da Maria Madalena Patacho, anunciado pelo habitual Trá-lá-lá-, trá-lá-lá, trá -lá liro- liro-lá...etc.
A rapaziada foi crescendo e todos os da sua geração se foram tornando garbosos mancebos, que depois da inspecção militar se tornavam “orgulhosamente valorosos soldados da Nação, aparentemente muito felizes por esse facto, numa manifestação clara e estúpida de um machismo idiota e bolorento, bem à maneira salazarista de fazer crescer a juventude sob o sagrado lema de Deus Pátria e Família.
Ele, como os demais, não escaparia à regra e o seu dia estava prestes a chegar.
Havia seis meses que deixara aquela parvónia e fora estudar Medicina para a capital.
Naquela segunda feira de 1955 recebeu uma carta de seu pai, contendo duas belas notas de cem escudos, para custear a viajem de regresso à sua cidadezinha lá para os confins do diabo, informando-o de que teria de se apresentar, impreterivelmente na cidade, na quinta-feira, para a inspecção militar.
Ao receber aquela notícia ficou num estado misto de uma alegria estúpida e receio, porque se por um lado se recordava que eram sempre os jovens oficiais milicianos, os farsolas que na sua parvónia se passeavam ao lado das raparigas mais abonecadas e cheirosas do burgo, o que para si se adivinhava muito aliciante – usavam colónia Tabú e Madeiras do Oriente, vindas de contrabando de Alcañices ou de Zamora)-,e, receoso pelo que tivesse de passar, com obrigações de disciplina, obediência cega e outras regras tanto ou mais estúpidas que aquelas a que sempre ouvira dizer que a tropa obrigaria, coisa que sempre detestara, por no convívio familiar sempre a elas ter sido forçado, numa tentativa de educação militarista, por parte dos homens fortes família, seu pai e seus avós, oficiais superiores de carreira.
De todo o modo não tinha alternativa.
Também,sem o querer reconhecer, o receio estúpido de não ficar apurado para o serviço, angustiava-o, porque na terra quem não servia para tropa era considerado menos homem, uma espécie do não serve para nada.
Partiu no rápido das oito da manhã daquela triste quinta ferira feira, no rápido das oito da manhã e chegou por volta das nove e trinta, à sua cidade triste e fria.
Chovia uma morrinha fria de molhar palermas.
Saiu a estação e percorrer a avenida recta até a sua casa. Depois de três mocadas bem soadas com a mãozinha de ferro no batente polido de metal amarelo da porta, Alice, a criada, depois de espreitar pela janela entreaberta de guilhotina da sala de visitas e certificar-se de que era ele que chegara, veio abrir e pegando-lhe na maleta de viagem disse peremptória:
- menino, não vale a pena subir. Sua mãe manda dizer que vá imediatamente ao café central, porque seu pai está lá com ela e com um senhor coronel médico à sua espera para a inspecção.
- Mas como? A esta hora e no café? Inspeccionado no café?!
- Sim, é o recado que tenho!. exclamou Alice secamente.
Conformado desceu a rua em passo apressado, cruzou a praça e entrou no café cuja vitrina descrevia um arco convexo sobre a praça.
Ao fundo, à direita lá estavam eles: seu pai e sua mãe, o gordo coronel acompanhado de uma senhora de aspecto autoritário, com um penteado a lembrar o estilo refugiada – veio a saber que a matrona era sua mulher e o acompanhava nesse tipo de saídas -, e um outro oficial, talvez tenente, mais novo, e de galões a rebrilhar provavelmente por uma recente promoção
Seu pai ao vê-lo, voltando-se para o coronel barrigudo exclamou:
- Artur, cá está o meu rapaz.
- O quê, este lingrinhas ? Oh Eduardo! Podias-me ter dito, que ele era assim franzino, e não teria valido a pena obrigá-lo a vir de Lisboa! Estás livre, está decidido, não serves para a tropa Senta-te aqui connosco e toma qualquer coisa - repontou com um gargalhar alarve e irónico o gorducho.
Amanha dão-se os dados ao sargento e tudo fica regularizado.


E foi assim que muitos anos passados com o pagamento da taxa militar devidamente regularizada, se viu confrontado com aquele miserável papel verde, metido por baixo da porta de entrada do seu pequeno apartamento, em que era notificado para se apresentar imediatamente na esquadra de polícia mais próxima, porque iria ser reeinspecionado.
A guerra colonial não poupava os médicos, mesmo que fossem fisicamente deficientes. Eles mandavam e era calar a boca e obedecer.
Ela raivosa repontou:
- Vamos fugir!
- Para onde, com que dinheiro e para fazer o quê?

1 comentário:

Moscardo Laranja disse...

Já blogo desde os azedos:
www.moscardolaranja.blogspot.com