segunda-feira, janeiro 08, 2007













E adivinhem lá se este senhor de ar angélico e bonacheirão, é ou não verdadeiro, por detrás desta sua capa de simpatia
Vem isto a propósito, e na minha modest e democrática opinião, a contestação por mais uma das suas inaceitáveis medidas, "só para melhorar as condições de saúde dos já de si miseráveis pobres deste desgraçado País, que segundo ele são a sua maior preocupação"!!!!.
Com preocupados destes não precisamos de inimigos preocupados!
Imaginem só, que, o Estado,para além de terminar com a comparticipação em tantos e imprescindíveis medicamentos necessários a tantos milhares e milhares de velhos e de reformados declaradamente pobres ou pobremente envergonhados, criando-lhes problemas de mais privações e até de fome encapotada,vem agora tomar mais uma das suas medidas"tudo em prol da recuperação desenfredamente economicista de uma economia à beira do desastre total( ao contrário do que por aí o nosso primeiro ministro propala e que dede que foi eleito não cumpriu); tomar , digo, discordando totalmente, mais uma das suas já não credivéis medidas, da sua tão iluminada genialidade.
É sabido, que o cancro da próstata é uma gravíssima doença que atinge e mata milhares de homens por dia /ano e que para o seu diagnóstico e seguimento prognóstico parece ser fundamental: o controle através de uma simples análise de sangue : o PSA.
Espanto dos espantos o meu, hoje, quando me dirigi a um laboratório de análises clínicas para fazer esse simples teste sanguíneo e me foi dito" preto no branco" que os beneficiários da ADSE não poderiam beneficiar da comparticipaçâo estatal da determinação do dito PSA livre, no sangue, porque as autoridades responsáveis pela saúde pública, assim o tinham determinado, como se fosse regram todos os beneficiários da ADSE terem posses para pagar a quantia exigida por tal análise.
Claro que no meio de tantos beneficiários , milhares haverá, que não têm dinheiro para esses luxos; que não conseguirão suportar mais essa despesa que ronda os 25 euros. Será que també ieremos pagar a determinação do PSA total e a relação com o Psa livre, dados te tão grande importância diagnótico-prognósticas?
E outras análises que podem significar salvar vidas a tempo? também passaram anão ser comparticipadas?
Inacreditável pois mais esta medida, que veementemente repudio. Se nunca fui homem de desejar mal a ninguém, só quero expressar neste momento a minha indignação por tal inédito facto e desejar que os menbros dessa poderosa autoridade nunca tenham de se ver confrontada com um hipertrofia prostática benigna, ou mesmo uma outra situação ainda mais gravosa, nas condições em que tantos milhares de pobres utentes do Serviço nacional de Saúde ou de outros sub-sistemas de saúde situações que lhe provoquem, no mínimo, pelo menos uma anúria dolorosa por retenção vesical, na melhor das hipoteses, repito e, por outro lado, nenhum deles venha a sofrer de cancro do dito orgão, para se não verem confrontados , na práctica, com a verdadeira dimensão das consequências de tal medida, por demora disgnóstica, em meu modesto entender, volto a repetir, e fruto de uma medida descabida, sem qualquer admissibilidade justificativa.
Lembro-me bem dele nos seus tempos de rapazola, quando nos juntavamos na mesma pastelaria, onde pelo seu ar angélico omapodávamos carinhosamente de " o LOIRINHO" e de quem todos, na generalidade gostávamos. Mas não sabiamos que por debaixo da sua pele alabastrina rosacea se esconderia o negrume frio de um um outro ser, do político revelado duro e inflexível, bem mais duro do que o brilhante loirinho estudante, hoje bem mais incapaz de dar ouvidos à razoabilidade.
Vem-me a propósito, à lembrança, a estória daquele garotinho a quem se não podia tocar no mais simples dos seus briquedos, ou pedir-lhe que ouvisse os propósitos das brincadeiras pelas outras crinças propostas, ficando-se sempre na sua: no do eu posso, eu é que sei, é que mando, poderes que, pensava ele, lhe teriam sido conferidos por um qualquer Deus Maior do que o Deus dos outros. Não me lembro já sim ou não à missa,( eu não, nunca fui), mas se o não fazia,mal não lhe faria ir até lá penetenciar-se dos seus pecados, digo eu, que até sou agóstico: confessar-se dos pecados do orgulho desmedido,da impertinência, da teimosia irredutível
Poderá ter acontecido a culpa de assim ser, até nem ser totalmente sua!, mas das más companhias, mas nesse caso, ("o que, ainda na minha modestíssima opinião, porque não as teria ele enxotado a tempo?), é pouco provável, porque ele parece ser, ainda hoje o dono da verdade universal. Afinal, gostaria de saber a quem o dito senhor ainda hoje agrada?
Talvez A uma criança nascida em ambulância VELOZ A CAMINHO DA MATERNIDADE MAIS PRÓXIMA DA MAIS RECENTEMENTE EXTINTA PERTO DE SUA CASA!!!.
De novo, cá vai a minha opinião: De amigos que pensei termos sido, só me resta a desilusão,a discordância total. Ele, a mim não me agrada mesmo nada e como estamos em democracia, se eu mandasse, demiti-lo-ia de imediato, em prol ainda da sua salvação e da tão precária saúde dos portugueses.
Falando mais a sério: há muitas outras coisas bem mais superfúlas do que uma simples determinação dos valores do PSA, que deveriam perder comparticipação, ( é só andar aí pelas clínicas privadas e prestar atenção, e agora até o aborto---),por que essa compartcipação é, afinal, paga por todos nós, que, na verdade é quem somos :oESTADO. Nós é que somos o0 ESTADO. Pense nisso Vª Exª.

2 comentários:

Júlia Coutinho disse...

Só para dizer que gostei muito de ter conhecido este seu espaço.
Admiro as vozes acutilantes e as memórias que se não deixam perverter.
Beijinhos

Dinamene disse...

Fernando. No sé si has visto la película "MARIA ANTONIETA", de la "ilustre" hija de COPPOLA. No te la recomiendo porque te crisparía los nervios como me los crispó a mi.

Pues bien. Mientras se desarrollaba la vida de la corte en Versalles (al parecer sólo existía esa vida para la niñata Sofía) el pueblo de Francia sufría la más terrible de las miserias. Incluso los perros en Versalles, (todas las señoras tenían su perrito) lamían los lujuriosos postres que elaboraban.
Para nada aparece la vida de Francia fuera de la Corte.


La inevitable Revolucióon tendría que llegar por añadidura y la caída de la cabeza de Maria Antonieta.

Aunque las comparaciones son odiosas, yo comparo aquella ociosa vida de Versalles con la vida de muchos gobernantes de países democráticos. Viven en sus poltronas, apalancados, una vida muelle e ignoran la realidad de sus pueblos.

Viene esto a cuento de que hay algunos gobiernos como el vuestro, que precisarían de una urgente Revolución. No haría falta cortar cabezas pero dejar caer las de quienes gobiernan no estaría nada mal.

La verdad es que expones una situación de la sanidad muy lamentable. Lo siento de veras amigo.

Tú sigue adelante y lucha así, de esta forma, aunque sólo te sirva de desahogo.

Un fuerte abrazo.