domingo, maio 14, 2006



Como é doloroso saber qúe por esse mundo consumista, há tanta criança abandonada, ao mesmo tempo que tantos esbanjam em inutilidades, numa directa afronta a quem nada tem, mesmo que seja um simples gesto de carinho. Vem isto a propósito do fantástico e dramático programa da RTP I: os Principes do Nada, que hoje mostrou a heróica abnegação de uma carinhosa Mãe preta, de S.Tomé, que, com a maior ternura do mudo ampara dezenas de crianças a quem tudo falta e para as quais a vida foi tão madrasta que nem sequer lhes deu o direito do aconchego dos regaços das próprias mães, já para não falar de algumas outras, débeis criaturas ainda, crianças vítimas de terríveis maus tratos por parte de quem mais os deveria amar: os próprios pais biológicos.
Uma verdadeira dor de alma que nos dá a imediata quase obrigatoriedade de, que, se pudessemos, para lá iriamos de imediato, para pelo menos lhes oferecer esse carinho tão necessário às suas vidas futuras , se é que sem ele, essas vidas terão algum futuro minimamente humano.
Como é possível assim, que tão frágeis criaturas tenham nascido apenas só para o sofrimento?
Aqui deixo a minha profunda dor pela contestação de que tais factos são uma nua e crua realidade.

Para essa adoráveis criancinhas Sãotomenses toda a minha ternura.

4 comentários:

Choninha disse...

E as nossas "criancinhas"? Que são abandonadas, maltratadas, passam fome?! A realidade está ao virar da esquina. Temos de estar atentos e "olhar vendo".

Alma de Poeta disse...

Julgo que quando falas em crianças maltratadas, falas no universo das crianças maltradas.
Essa tua mensagem é mais um alerta para esses casos. Parabéns pela oportunidade de focares o tema

Concha Pelayo/ AICA (de la Asociación Internacional de Críticos de Arte) disse...

Jorge. Me conmueve esa sensibilidad tuya, tan mía también. Tan de todos. Porque nadie es indiferente al dolor de los niños.

Vivimos en un mundo injusto y en una sociedad mucho más injusta todavía y que no tiene visos de cambio. Se han instalado en ella la indiferencia y el egoísmo más crueles y poco hacemos para que cambien las cosas. Si acaso lamentarnos. Dejar nuestro testimonio como haces tú.

Por Chonina sé que vas a exponer. Te deseo tengas mucho éxito y que sigas disfrutando de esa tu creatividad artística que, estoy segura, tanto bien te hace.

Un abrazo amigo.

Menina Marota disse...

"...Que quem já é pecador
Sofra tormentos, enfim!...
Mas as crianças, Senhor
Porque lhes dais tanta dor?
Porque padecem assim?..."

Já Augusto Gil lançava este grito e, nada entretanto, se mofificou, pelo contrário a tendência é piorar, com tanta guerra, com tantos dramas, com tudo aquilo que grassa por esse Mindo fora.

Li o texto com um certo sentimento de dor e comoção e, fico grata pela partilha que aqui faz.

Um abraço ;)