domingo, abril 02, 2006

Bipolar? O sol e a lua



O sol,sorridente, a lua sorumbática e triste, num mesmo corpo, numa mesma alma, batalhando, batalhando,... sempre, numa cruel competição!
Doença bipolar, ou a antiga sindrome maníaco- depressiva?!
Que importa classificar?
Infelizmente, situação tão prevalente nos dias de hoje!

Será que a capacidade de levar a cabo uma introspecção lúcida, um forte, determinado e claro desejo de acalmia, um exercício permanente de vontade, ajudam no controle dos períodos de grande euforia que alternam com as por vezes terríveis fases de grande abatimento, ou as coisas só lá vão com ajuda medicamentosa,frequentemente tão dura de suportare cheia de efeitos secundários?!, fazendo de homens, autênticos zombies!!!
Quero acreditar que, se conseguido esse desiderato por uma razão esclarecida, a frio, pela tentativa voluntariosa de dominar a ansiedade, por vezes tão dolorosa, pelo conseguir alcançar de algum domínio sobre os períodos de grande excitação em que turbilhões de ideias assaltam, com pensamentos velozes e aparentemente indomináveis, são, todavia, concerteza, um poderoso linitivo, uma inestimável ajuda para tão angustiosas situações.

2 comentários:

Concha Pelayo/ AICA (de la Asociación Internacional de Críticos de Arte) disse...

Interesante reflexión Jorge.
Hoy he estado en Braganza. Mira mi blog y siente saudades.

Un abrazo.

Choninha disse...

A ajuda medicamentosa é apenas isso mesmo: uma ajuda, que pode conseguir o equilibrio que tanto falta ao doente bipolar. O resto do trabalho é feito por nós com a ajuda do psicoterapeuta, a família e os amigos. Gostei da posta,da definição "O sol,sorridente, a lua sorumbática e triste, num mesmo corpo, numa mesma alma, batalhando, batalhando,... sempre, numa cruel competição!".