sexta-feira, maio 09, 2008



GOSTARIA DE MORRER NAQUELA NOITE

Fernando Chiotte

Ventos do Imaginário16 x 23 cm - 240 págs.
Excerto

Gostaria de Morrer Naquela Noite é um grande título e mais um bom livro de Fernando Chiotte. Provavelmente aquele em que a sua capacidade de ficcionista é tal, que nos leva a pensar que o que lemos mais não é do que tirar esqueletos do armário e acertar contas com a memória.
Em 240 páginas, Fernando Chiotte traça um retrato claro da amizade, dos novos afectos, do romper de outros, de paisagens africanas, das guerras – aquela que viveu e da 2ª Guerra Mundial que vivencia através da memória dos que a viveram, dos ritos judaicos, das leis da sobrevivência, da corrupção, da libertação possível, da destruição que liberta.
Como forma de enquadrar a aventura judaica durante a guerra de 39/45, pinta em curtas mas precisas pinceladas um retrato claro do que foi essa guerra, falando levemente mas de forma definitiva em duas noites tristemente célebres, a das Facas Longas e a de Cristal, degraus significativos do desenvolvimento do ovo da serpente nazi.
Carlos Vieira Reis in Prefácio

1 comentário:

Concha Pelayo/ AICA (de la Asociación Internacional de Críticos de Arte) disse...

Hola Fernando:
Parece que haya transcurrido un siglo desde que no sé apenas nada de ti.
Estos días asisto, como cada año, al festival de Fados de Castilla y León. Y me he acordado de mis amigos portugueses, cómo no.

Deseo que ese nuevo libro "Gostaría de morrer naquela noite", que has escrito haya supuesto para ti un nuevo reto literario, una nueva satisfacción personal. Me gustaría leerlo. Espero tener la oportunidad.

Hace mucho tiempo que no escribo apenas nada en los blogs. Parece que nos cansamos un poco de ello. Es la tónica general por la que vamos pasando casi todos.

Un abrazo fuerte de tu buena amiga zamorana.