terça-feira, maio 24, 2005

BENFICA e outras opções

Não estando no meu espírito tecer qualquer critica ao entusiasmo popular que a vitória do Benfica trouxe aos seus milhares e milhares de adeptos convictos e simpatizantes e da observação das manifestações de júbilo por esse facto despontadas por todo o Pais, parece-me, contudo, pertinente perguntar-me se é na realidade essa alegria explosiva justificada ou pura e simplesmente consequência da infinita inconsciência deste povo de desportistas a tempo inteiro face à tragédia social que parece adivinhar-se no futuro próximo presente futuro deste nosso País, cada vez tornado mais periférico e pobre de tudo.
Vem esta reflexão a propósito do que hoje ouvi com a maior ansiedade no programa televisivo “Pró e Contras”, no primeiro canal da televisão, onde um painel de sábios da economia, dentro os quais alguns com grandes responsabilidades na génese do descalabro que está a acontecer à nossa cada vez mais frágil e pouco ou nada competitiva economia, cada um deles ditando as suas opiniões, algumas delas, aparentemente muito inteligentes e até fiáveis, mas que me deixaram na alma a angustia de não serem senão palavras e mais palavras.
Espero que quem tem a responsabilidade de governar este desrregulado estado que somos todos nós, possa desse programa tirar algumas lições, sobretudo e de uma vez por todas educar os portugueses em direcção ao grande desígnio nacional, que é o da solidariedade colectiva e não o salve-se quem puder como é hábito enraizado neste povo tão ignorante dos seus próprios males.
Que seja feita justiça doa a quem doer é o que espero do recém eleito primeiro ministro:
que finalmente cumpra o seu dever e que por razões eleitoralistas não se refugie na cobardia habitual a que os políticos nos habituaram.
Que apareça agora também o Sr. Louça e outros patriotas iluminados de pacotilha a dar uma ajuda e não a incendiar ainda mais o que ainda nem sequer está no rescaldo.
Que mostrem o seu amor desinteressado por este pobre e desamparado povo inconsciente da malignidade da sua própria doença.
É pena que nem todos possam ler José Gil, porque se assim fosse compreenderiam muito melhor a angustia que me vai na alma deste desabafo.

3 comentários:

AQUENATÓN disse...

Foram esses que estiveram no Programa "Prós e Contras", os mesmos e os principais responsáveis pelo descalabro deste país .

Então que autoridade moral, técnica, científica ou outra,têm esses senhores, para vir agora dar o seu parecer?

A culpa é também da RTP, que " mutatis mutantis " entrevista sempre os mesmos, dando ao País uma análise falsa da realidade que eles próprios criaram e da qual são responsáveis.

Ao menos, poderiam entrevistar outros.
Ou será, que só existem aqueles ?

Pobre país, então, que chafurda na podridão e não reconhece a espuma da matéria pôdre, onde navega.

isabel mendes ferreira disse...

oh meu querido por ondeandasemqueondas?temos saudades. e gostamos do teu apuradíssimo sentido crítico.bjs de até logo sendo que é sempre.

Carlos de Matos disse...

...o outro dizia que a cultura é autofágica!

E a politiquice?(porque política não há!) não é autofágica também?

Desculpa a linguagem, mas... tracam-se uns aos outros, , felizmente que é sempre e só entre eles!!!

Nós, os ruanos, nem damos por isso! (eu já não dou nem por isso, nem para isso!)

:-)

Xi